domingo, 10 de julho de 2011

Curiosidades sobre a África


     ⎆      O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra  e é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.

      O continente tem cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes, representando cerca de um sétimo da população do mundo.

      Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar.
      O Saara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano.
      O  rio Nilo é um dos maiores do mundo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa o Sudão e o Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo.
      Cinco dos países de África foram colônias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.


18 comentários:

  1. Nossa!Como A África é impressionante!Aonde fica
    o Deserto do Saara?
    Paula Cenizio Quarto ano Esperança

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, Paula!! O deserto do Saara fica na região norte da África e compreende parte dos seguintes países: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão e Tunísia. Esse deserto é maior que a área de todo o Brasil!!! É um território imenso, não é mesmo?
    Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!Eu não sabia nada que ta no texto. Eu acho a África muito interessante. Eu achei também muito legal o comprimento do rio Nilo e do deserto do Saara.

    João Prado Campos 4Ano Eperança

    ResponderExcluir
  4. A África é impressionante.Algumas curiosidades eu não
    sabia,mas agora eu sei.
    Daniela 4º ano Amizade.

    ResponderExcluir
  5. É MUITO legal saber sobre esse país tããããão interessante!Estou muito ansiosa para o resultado final

    ResponderExcluir
  6. Professora, gostei muito do texto, mas porque alguns geógrafos consideram o rio Amazonas o maior rio do mundo? Ana Luísa - 4º ano Esperança.

    ResponderExcluir
  7. A africa e um pais muito impressionante,são muitas as curiosidades,esse continente e gigante,la tambem existem muitos animais impressionantes.
    Qual e a estenção do Saara?Ele é composto por areia?
    Thiago Ajej do quarto ano esperança

    ResponderExcluir
  8. Ana, essa é uma ótima pergunta e vale a pena pesquisarmos mais sobre o assunto... Durante muito tempo afirmavam que o rio Nilo tinha a maior extensão e o rio Amazonas o maior volume de água. No entanto, alguns cientistas têm dito recentemente que o nosso Amazonas é também o maior em extensão. Vamos procurar saber mais sobre isso?
    Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei curioso em saber que o continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.

    ResponderExcluir
  10. Ei, Thiago!! Dizem que o deserto do Saara tem mais de nove milhões de quilômetros quadrados!!! É uma área imensa, não é mesmo? Acho que esse assunto, assim como o rio Nilo, merece ser estudado mais um pouquinho. Vou pesquisar mais e levo o que eu encontrar para discutirmos em sala. Beijo grande, Lu

    ResponderExcluir
  11. Eu olhei na internet,e vi que o rio Nilo,antigamente corria para oceano Atlântico,em vez de desaguar no mar
    Mediterrâneo.Espero que esta seja uma boa curiosidade para
    nosso projeto.
    Daniela 4° ano amizade.

    ResponderExcluir
  12. Eu descobri que a África é o segundo continente mais populoso da terra(atrás da Ásia).Uma das muitas curiosidades da África.
    Daniela 4º ano amizade.

    ResponderExcluir
  13. É isso aí, Dani!! Cada vez que aprendo algo sobre a África, mais fico interessada e entusiasmada com nosso projeto. Adorei as curiosidades que você nos contou!
    Beijos,
    LU

    ResponderExcluir
  14. nos achamos esse projeto o mais legal de todos tomara que tenha uma parte falando de comidas tipicas da África tambem esperamos que a turma da mônica jovem estilo manga esteja la para falar sobre as mangas da África BEIJOS da suas adimiradoras secretas!!!!!

    ResponderExcluir
  15. arrasou mais eu tenho uma pergunta,quanto por cento os desertos ocupam do mundo?
    ass:thomaz

    ResponderExcluir
  16. Gostei do blog ele tem muitas curiosidades da África bem interessantes,pretendo saber mais em breve estou esperando.

    Joao vitor 4ano amizade

    ResponderExcluir
  17. A Africa e um pais muito interessante
    Nossa feira vai ficar muito legal





    Luana moreno 4 ano amizade

    ResponderExcluir
  18. A feira foi muito emocionante.Gostei muito de
    coisinha.Parabens 4 e 5 ano!!!!!!!!!!!!!!!!!





    Luana 4 ano amizade

    ResponderExcluir