terça-feira, 26 de julho de 2011

Povos do deserto do Saara


Ficamos sabendo que o deserto do Saara é bem grande, não é mesmo? Além de sua extensão, há muitas curiosidades sobre esse imenso território. Você já imaginou como seria viver em um lugar como esse?

Valentes do deserto

Há deserto no mundo inteiro e muitos povos aprenderam a viver nesses lugares difíceis e cheios de desafios. Tudo é exagerado no deserto. Durante o dia, o sol é muito quente. À noite, faz o maior frio. Quando chove, cai muita água de uma vez. E os ventos são tão fortes, que criam tempestades de areia.

Morar em um lugar assim parece impossível, mas os povos que vivem em diferentes desertos, como os tuaregues e beduínos, encaram esses desafios diariamente. 

Casas portáteis

Para sobreviver, eles criaram casas diferentes. Os beduínos do Oriente Médio e do Saara, por exemplo, moram em tendas, que desmontam sempre para viajar.  Elas são feitas de lã de cabra, que protege do frio, da areia e até da chuva. Lá dentro fica escuro, mas bem fresquinho, perfeito para quem quer ficar longe do sol. 

A roupa certa

Para se livrar do calorão, os beduínos e os tuaregues do Saara usam túnicas longas e largas. Assim protegem a pele do sol e permitem que o ar circule em volta do seu corpo. O mais legal é que a roupa comprida também serve para as noites frias e meses de inverno. Na cabeça eles usam turbantes e, se ventar muito, colocam um véu no rosto.


E o almoço?

Não é fácil encontrar comida no deserto. Em geral as pessoas se alimentam com carne e leite de cabra e ovelha, além de caçar e fazer tipos diferentes de pão. Quando chegam às áreas onde há plantas, chamadas de oásis, as mulheres e crianças colhem tâmaras e outras frutas da região e aproveitam também para se abastecerem de água.
           

Mesmo vivendo com todas essas dificuldades em regiões tão distantes do mundo, as crianças do deserto gostam de brincar, de viajar e de cuidar de seus bichos de estimação, igualzinho a você.


                                                                            Revista Recreio, ano 1. São Paulo, abril/junho de 2000.



Tuaregues: povo sem habitação fixa que vive no deserto do Saara, região Norte da África.
Beduínos: povo sem moradia fixa que vive no Oriente Médio e no Saara.



Aprenda mais sobre os tuaregues:

 

10 comentários:

  1. É verdade, Lavínia, no fundo toda criança gosta mesmo é de brincar! Também gostei muito de saber mais sobre a vida dos povos do deserto. É uma cultura muito diferente da nossa e podemos aprender muito com ela.
    Beijos,
    LU

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do texto,aprendi muitas coisas,não sabia nada sobre os Tuaregues.
    Daniela 4º ano Amizade.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do texto!!!!Eu não sabia nada sobre os Tuaregues nem sobre os Beduínos. também gostei muito do vídeo.



    João Prado Campos 4Ano Eaperança

    ResponderExcluir
  4. UAU!!!!!! Adorei!!! Aprendi muito com o texto e tambem com o video!!!! Bom concordo com a Lavinia... Acho que toda criança deve brincar BASTANTE!!! E tambem ter seu adoravel bichinho de estimaçao... Gostaria de saber quais tipos de animas de estimaçao esses povos podem abrigar....]

    Bjs... Vivian

    ResponderExcluir
  5. Nossa como essas pessoas são valentes!!!Eu nunca tinha ouvido falar nos Tuaregues e nos Beduinos,mais agora eu aprendi um pouco e adorei!Eu estou adorando aprender sobre a Àfrica!

    Ass:Fernanda Moraes 4°ano Esperança

    ResponderExcluir
  6. maneiro queria andar em um camelo igual a eles!
    e o video tambem e maneiro.


    gabriel monteiro
    5°ano
    paz.

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Adorei o video e achei o texto super interessante,descobri varias coisas novas sobre esses povos,e na verdade eu concordo com a Vivian, que tipo de animal de estimação eles poderiam criar??

    Um abraço Laura 5°ano Feliz

    ResponderExcluir
  8. O video foium show adorei! ass:Thomaz

    ResponderExcluir
  9. Gente, gostaria de presenciar um momento da vida desse povo...

    Vivian
    5 ano
    Feliz

    ResponderExcluir
  10. Impossível saber como eles se sentem seguros a ponto do DORMIR numa barraquinha dessas!
    Anna-5°paz

    ResponderExcluir