terça-feira, 5 de julho de 2011

Ubuntu, uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver

Você sabe o que significa ubuntu?


África, a casa de todos nós. O primeiro homem foi africano, por isso, entender esse continente é entender um pouco o que somos. Cinquenta e três países, quase 900 milhões de habitantes, mais de mil idiomas. Vamos conhecer, então, o significado de uma palavra que é usada em vários países da África?

UBUNTU  

Contam que um antropólogo estava estudando os usos e costumes de  uma tribo da África chamada Ubuntu e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo e ele resolveu propor  uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

 Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro, ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

 As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu", tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
 
 Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!

32 comentários:

  1. Queridos alunos, amei essa história!!!! O significado da palavra UBUNTU é realmente especial. Desejo que possamos aplicá-lo em nossas vidas. Ubuntu para todos!!! Com carinho, Cinara

    ResponderExcluir
  2. UBUNTU é realmente uma grande lição de vida!! Também amei a história! Um grande beijo para todos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a história!!!Principalmente por ser com crianças, elas que sempre ensinam a nós adultos a verdadeira essência do ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da história é um grande exemplo de como os africanos são solidários uns com os outros.Ubuntu pra todos!!!!!

    João Prado Campos 4Ano Esperança

    ResponderExcluir
  5. Muito emocionante como eles repartem,isso sim é ser solidario.Seria muito bom se todos nos tivessemos os mesmos atos.
    Julia Leon
    4ºano Esperança

    ResponderExcluir
  6. É...Raramente nós vimos hoje em dia umas coisas iguais...Todo mundo: "é meu e ninguém pega!".É por isso que eu acho essa história muito legal.Anna quinto ano Paz.

    ResponderExcluir
  7. Linda história!Adorei!Paula Cenizio quarto ano Esperança

    ResponderExcluir
  8. "uma tempestade de areia passa as estrelas permanecem Laura Climaco 4ano esperança

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história!!! Espero que um dia todos no mundo tenham essa união! Ana Luísa 4º ano Esperança

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o projeto da Africa UBUNTU PRA VCS!!!
    LAURA 4*ANO ESPERANÇA BJS PARA VCS

    ResponderExcluir
  11. Bela história , um belo exemplo a ser seguido , uma bela cultura a ser admirada .
    Só uma curiosidade , a última versão do sistema operacional Linux , se chama ubuntu , e dizem ser a mais amigável para o usuário , agora entendo a escolha do nome .

    ResponderExcluir
  12. amei...é realmente um ato de soliedariedade e um exemplo de vida para ser seguido!!!nicole askar 5 ano feliz(:

    ResponderExcluir
  13. Bela historia.Muitas pessoas da africa são muito pobres e mesmo assim tem um grande coração,ubuntu a todos!!!
    Thiago Ajej do quarto ano esperança

    ResponderExcluir
  14. Oi gente!Achei o história muito legal,quem sabe ela vai ser repetida por nós?!Quem sabe é real ?!
    Bom,adorei a ideia do blog!
    Paula Soares 4º ano-Esperança ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi,eu adorei a história e o video.Achei muito divertido termos um blog!Adorei o tema da feira de cultura.Carolina Oliveira do 4º ano-Esperança.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto!Ubuntu pra todo o mundo!Parabés pelo lindo blog!
    Paula Cenizio e Luma C. Quarto ano Esperança

    ResponderExcluir
  17. Adorei.Quase não se encontram crianças solidárias,
    geralmente dizem é meu e pegam.
    Daniela 4º ano Amizade.

    ResponderExcluir
  18. O que eu achei mais interessante foi que invés das crianças ficarem com tudo elas dividiram entre elas e o antropólogo fez uma brincadeira para passar o tempo. Giovanna Montemor, 4ºano Esperança

    ResponderExcluir
  19. Kazuki e Lucas Augusto: Ficou muito legal adorei o vídeo e a Ubuntu...

    ResponderExcluir
  20. UBUNTU Quando a felicidade é para todos, ficamos mais felizes!! Beijos LARISSA do quinto ano FELIZ

    ResponderExcluir
  21. Adorei o texto UBUNTU. Amei o blog, ficou super legal! Beijo, LARISSA

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu adorei d+ o projeto África de todos nós. Achei uma ótima ideia e a música eu adorei. Amanda 4ano Amizade

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do blog, tem informações bem legais e sei que teremos mais e mais ainda. O vídeo ficou muito legal. João Vítor Quarto ano Amizade

    ResponderExcluir
  24. adorei esse texto sobre o ubuntu

    ResponderExcluir
  25. Adorei saber sobre o Ubuntu . Eu amei a musica e nao sai da minha cabeça. beijos Jú quarto ano

    ResponderExcluir
  26. Achei a história impressionante! Nos dias atuais, onde as pessoas estão a cada dia preocupadas apenas com suas vidas,sem olhar o próximo,essa história nos coloca em reflexão. É um texto que deveria ser trabalhado dentro da sala de aula também.
    Tânia e Thais, 4º ano Esperança

    ResponderExcluir
  27. Que bom que todos gostaram do blog e da história!! UBUNTU é realmente uma grande lição de vida e que deveríamos aplicar todos os dias. Nosso planeta está muito carente de ações mais solidárias, não é mesmo?
    Vocês já pararam pra pensar que quando alguém pensa nos outros e trata a todos de uma forma mais sensível é considerada uma "pessoa humana"? Se nós somos seres 'humanos' deveríamos, então, todos agirmos como tal... O que acham?
    Grande beijo, Lu

    ResponderExcluir
  28. Como é importante conhecer novas culturas. Adorei a história. Vamos praticar mais o UBUNTU!
    Abraços a todos! TCHAU!
    Arhur Albuquerque

    ResponderExcluir
  29. Que lição de vida! História muito emocionante! Adorei a ideia do blog, turma! Acho que todos nós aprenderemos muito com ele... Beijos... Meire

    ResponderExcluir
  30. O software Ubuntu é um entre vários sistemas operacionais baseado em Linux. É o Linux mais usado e é o terceiro sistema operacional mais usado do mundo atrás do Windows e do MacOSX (bem próximo).

    O nome foi tirado do conceito divulgado pela ONG criada por Mandela, pois o criador também é sul africano. O software é distribuído com um vídeo do Mandela explicando o que significa Ubuntu.

    O Linux se diferencia dos outros sistemas por ser de código aberto, o que significa que qualquer um pode entender como é feito, modificar e redistribuir sem custos. Já o software Ubuntu se diferenciar dos outros pelo slogan "Linux para seres humanos". Ele surgiu com a filosofia de eliminar todos as barreiras entre o usuário comum e as funcionalidades que o sistema pode ter. De fato, essa é sua grande contribuição, pois é bastante fácil de usar.

    http://www.ubuntu.com/
    http://www.ubuntu-br.org/

    Aldo Nogueira

    ResponderExcluir
  31. adorei achei que as crianças enxeriam seus bolços de balas!Me lembro do video de cranças que usavam aquelas coisas no braço e fizeram
    uma corrida e bquando uma caiu todas a ajudaram ass:Thomaz

    ResponderExcluir
  32. O BLOG FICOU MUITO CRIATIVO E INTERESSANTE NO JOGO DOS PAÍSES EU ACERTEI 7 PAÍSES SEGUIDOS........AMEI BJOSS NICOLE ASKAR 5°ANO FELIZ:)

    ResponderExcluir