domingo, 21 de agosto de 2011

Entenda a seca no Chifre da África

A mais severa seca dos últimos 60 anos afeta 12,5 milhões de pessoas na região conhecida como Chifre da África - que inclui Somália, Djibouti, Quênia, Uganda e Etiópia. A ONU declarou fome crônica em duas regiões do sul da Somália, e anunciou que caso nada seja feito, a situação pode se transformar numa catástrofe humanitária.


Ainda que a África tenha conseguido sobreviver a duros tempos de epidemias e guerra, há várias décadas, outro inimigo, a seca persistente, coloca a sua região nordeste à beira de uma catástrofe. Para compreender os efeitos perniciosos da escassez de chuvas, deve-se saber que se vive um momento trágico de deterioração das condições do clima, cujas causas imediatas são imputáveis algumas vezes aos africanos e outras nem tanto.

A cada instante, a natureza confirma sua capacidade de reação diante da agressividade com a qual atua o ser humano, quando, por exemplo, submete grandes zonas arborizadas a um impiedoso desflorestamento. A resposta pode ser uma mudança desfavorável no ciclo de precipitações, com a consequente desertificação dos territórios.

A seca não é novidade para os moradores do nordeste africano - ela acontece a cada dois anos ou mais. No entanto, um estudo publicado no começo deste ano por cientistas do Serviço Geológico dos EUA (o USGS) e da Universidade da Califórnia mostra que o aquecimento global pode estar por trás da piora da seca neste ano.

É muito difícil atribuir um único evento à mudança climática, mas uma pesquisa  realizada sugere fortemente que o aquecimento do Oceano Índico (que está fortemente ligado ao aquecimento global) está contribuindo para mais frequentes e intensas secas", explicou o pesquisador do USGS Chris Funk.

Segundo ele, todas as observações e modelos climáticos indicam que o Oceano Índico está aquecendo muito depressa. "Enquanto a magnitude absoluta do aquecimento é muito menor do que em lugares como o Atlântico norte, os impactos da mudança climática podem ser dramáticos, já que o aquecimento de um oceano já muito quente pode criar mudanças climáticas significativas."

Leia mais em :

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/entenda-seca-no-chifre-da-africa.html

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/944843-seca-pode-matar-500-mil-criancas-na-africa-alerta-unicef.shtml

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=161384&id_secao=9

8 comentários:

  1. Não imaginava que a Somàlia,Djibouti,Quênia,Uganda e Etiopia sofriam com a seca.Deve ser dificil viver em um continente que a qualquer momento,caso nada seja feito pode se transformar em uma catástrofe humanitária .
    Beijos
    LARISSA do quinto ano FELIZ

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que a Africa tem tantos problemas e que em alguns lugares é tão pobre.Pelo visto nem um lugar é perfeito até um lugar com tanta cultura como a Africa.
    Rita 5° ano feliz

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Gente estou impressionada como juntando todas as forças estamos descobrindo tantas coisas legais sobre um continente tao diversificado!!!! Estou amando o blog... Amando o projeto... Adoro!!! Quero continuar descobrindo muito sobre a Africa!!! Estamos nos superando!!!Todos nos, 4 anos e 5's ... Juntos, a cada dia faremos mais descobertas!!!
    Um beijão para todos da Vivian
    5 ano Feliz

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que em tantos lugares da África tem seca,deve ser muito difícil viver lá!
    Daniela 4 / ano amizade.

    ResponderExcluir
  5. Gente,não consigo nem pensar nessas pessoas da África que passam pelo período das secas...Tá bom aqui não chove faz um tempinho...Mas nada se compara com a África.Desejo que essa seca passe logo!
    Anna-5°paz

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que poderia ficar tão seco assim.Que coisa né?

    Paula C. e Laura quarto ano esperança

    ResponderExcluir
  7. Nossa que pena!!!Vamos torcer para que esse mal tempo passe.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir